Como realizar a correção da Giba Nasal?
Você sabe o que é giba nasal?
A giba nasal, também conhecida como ossinho do nariz, é composta por diferentes partes: osso, cartilagem lateral superior, inferior e o septo. Em outras palavras é uma saliência óssea que fica localizada no dorso nasal. Ou seja, o aumento na altura do osso nasal e/ou do septo cartilaginoso causa a giba nasal, que pode ser congênita ou adquirida. Composta por diferentes partes: osso, cartilagem lateral superior, inferior e o septo
- Congênita: Presente desde o nascimento.
- Adquirida: Quando o paciente adquire por meio de algum trauma no nariz, inflamação crônica das vias aéreas superiores ou envelhecimento natural.
Além disso, em casos mais graves de giba nasal adquirida a pessoa pode chegar a ter apneia do sono.
Como realizar a correção da giba nasal?
O nariz é um dos elementos que mais chama a atenção do rosto e, por isso, algumas características, como a sobressaliência ou a falta de simetria no dorso nasal, pode ser um grande incômodo para muitas pessoas.
Contudo, é possível corrigir a giba nasal por meio de cirurgia plástica, também conhecida como rinoplastia.
Todavia, felizmente, as técnicas modernas da Rinoplastia permitem melhorar a estética e a funcionalidade do nariz, devolvendo saúde, confiança e autoestima para muitos pacientes!
Como corrigir o dorso nasal?
A giba do nariz é uma estrutura composta por diferentes partes: osso, a cartilagem lateral superior e inferior e o septo. Assim, a cirurgia plástica do nariz pode diminuir ou aumentar o dorso nasal, com o objetivo de deixá-lo mais proporcional ao restante da face.
- Quem tem o dorso sobressaliente: geralmente, nestes casos retira-se o excesso de cartilagem e de osso com o auxílio de uma lixa delicada e o bisturi. Em determinados casos, principalmente quando o dorso é muito alto, é necessário fraturar os ossos nasais para facilitar o acesso no procedimento cirúrgico.
- Quem tem o dorso nasal deficiente: nestes casos o ideal é realizar a cirurgia aberta e utilizar fragmentos de cartilagem do próprio paciente para promover um aumento do tamanho do dorso do nariz.
No geral, pode-se dizer que a cirurgia plástica do nariz para correção do dorso nasal é segura e tranquila, sendo fundamental seguir à risca todas as orientações médicos antes e após o procedimento cirúrgico. Também é importante ressaltar que um cirurgião especializado e treinado, com senso estético e conhecimento profundo da anatomia nasal, deve realizar qualquer técnica de Rinoplastia.
Qual a técnica utilizada para correção?
A raspagem de giba nasal é uma técnica específica de rinoplastia em que o cirurgião remove o excesso de osso ou cartilagem do dorso nasal para reduzir a altura da giba. Todavia extistem outros tipos de cirurgias de rinoplastia para corrigir a giba.
- Rinoplastia aberta: Realize a partir de uma incisão na columela, descole a tampa do nariz e permita uma melhor visualização da estrutura nasal do paciente.
- Rinoplastia fechada: Realizada por meio de incisão na parte interna do dorso do nariz, sem a necessidade de abrir todo nariz.
- Rinoplastia em forma de delivery: Não tem nenhuma incisão na pele, apenas nas partes internas do nariz, facilitando o manuseio do dorso e da ponta do nariz.
A cirurgia envolve o reposicionamento do osso, septo e cartilagem do nariz, podendo ser necessária a osteotomia;
- Osteotomia: Cirurgia que envolve corte no osso
Pós-operatório
De antemão uma dúvida muito frequente é como funciona o pós operatório da cirurgia de giba nasal. Após a finalização da cirurgia, retorne para o quarto e permaneça por cerca de 8 a 10 horas para que possamos realizar as avaliações necessárias antes da alta. Em seguida liberamos o paciente para ir para casa, onde ele deve permanecer em repouso por 7 dias. Durante esse período, é necessário que o paciente utilize a tala no nariz para manter a estrutura nasal na posição correta.
Bem como depois de um período de 7 dias de repouso, o paciente pode retomar algumas atividades normais do dia a dia. No entanto, recomendamos que você aguarde 4 semanas antes de retomar a prática de exercícios físicos.
Caso deseje agendar sua consulta com um profissional especializado e experiente em cirurgias de rinoplastia e desvio de septo, você pode entrar em contato com a equipe de Dr. Gustavo Motta